quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Caros leitores e apreciadores dos produtos e da cultura manifesta por nós da Oficina Madeira Rendada, anunciamos que decidimos estabelecer um contato cotidiano com vocês, podendo aproximar a cada dia o apreciador das nossas criações possibilitando sua interação com nosso processo produtivo.

Estamos mudando nosso enfoque: agora seremos um empreendimento econômico de produção e desenvolvimento cultural. Oferecemos além dos produtos, o conhecimento acumulado nestes vinte e alguns anos de atuação nesta atividade produtiva.

Os conceitos construídos de criatividade, desenho, qualidade, produtividade, inovação tecnológica e processos de acesso ao mercado, são elementos que estaremos provocando no debate.

Editaremos textos elaborados no decorrer da história da organização dos produtores artesãos do Rio Grande do Sul, bem como fomentaremos o debate acerca dos mesmos e sua evolução.

Acreditamos que neste contexto de desconstrução das relações de trabalho aonde a informalidade se torna a cada dia a base marginal de sustentabilidade daqueles que não mais têm emprego, e ao mesmo tempo inflacionando o então pequeno mercado do artesão; promovendo uma desqualificação na forma de produzir, inclusive no conceito de arte. 

A manufatura e os processos alternativos de produção artesanal podem ser os elementos que promoverão uma sustentabilidade socio-econômica-cultural. 
O que isso siginifica?
A autogestão, a cooperação com dimensão econômica são fundamentais para superação e reelaboração das relações de trabalho e humanas.Podemos ser até utópicos e forjar uma intenção revolucionária de construção de uma nova sociedade.

Estaremos nos próximos meses nos instalando em outro estado brasileiro, mais precisamente, o estado baiano, aonde estaremos estruturando um laboratório organizacional de produção e desenvolvimento cultural, iniciando com a comunidade local um Grupo de Produção Solidária _GPS.

Saberes e fazeres a disposição para o empoderamento dos povo de forma coletiva, o conhecimento é poder. Quando falamos em empoderamento, 
queremos que ele seja de verdade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário